Para se identificar, qual e o segmento mais lucrativo para sua empresa atuar, o primeiro passo é uma pesquisa de mercado, pois sem ter os dados disponíveis simplesmente não é possível segmentar, pois e necessário saber quem são os potenciais compradores que tenham semelhantes desejos e necessidades, comportamentos de compra ou percepções de valores.
Assim sendo como os integrantes de cada segmento, apresentam características semelhantes o que o torna homogêneo, é normal que os clientes de um grupo venham adquirir determinado produto ou serviço pelas mesmas razoes ou por razoes parecidas, porque responderam de maneira parecida às estratégias de marketing aplicadas aquele segmento.
Especialmente porque existem diversas maneiras de segmentar uma população, que podem ser adaptados pelas empresas, para encontrar um mercado alvo, sendo assim as estratégias podem variar em função do tipo de produto e perfil da companhia, e assim você poderá encontrar outras formas de segmentação de mercado, que se encaixem melhor naquele nicho de mercado que você esteja interessado em atender.
Isso parece evidente, mesmo assim é justamente aqui que a maioria das pessoas normalmente falha, porque simplesmente eles não sabem quem vai precisar do que estão oferecendo, e/ou onde os encontrar. Por isso abaixo eu deixo uma descrição dos diferentes aspectos da segmentação de mercado, que devera levar em consideração porque irá ajudá-lo a identificar os segmentos de mercado ampliar seus ganhos, portanto veremos a seguir alguns desses critérios.
- Segmentação geográfica: é uma estratégia de segmentação onde o mercado é dividido em diferentes grupamentos, com base em critérios geográficos, como país, estado, cidade, região, Existem também implicações ligadas à distribuição dos produtos, assistência técnica, etc. também deve se levar em conta queexistem alguns produtos são sensíveis à cultura, religião dos locais.
- Segmentação Demográfica: consiste em dividir o mercado consumidor, em diferentes grupos com base nas características da população, usando variáveis demográficas tais como: tamanho da família, escolaridade, Idade, religião, renda media, sexo etc. Essa é uma variável de base, das mais populares para se identificar os agrupamentos de consumo mais significativos dentro do mercado, Uma das razões para isso é que os desejos e necessidades, e os indicadores de utilização dos consumidores estão volta e meia, associados às variáveis demográficas.
- A segmentação socioeconômica: É o processo de Dividir o mercado com base no perfil sócio e econômico da população, objetivando identificar e fazer uma estimativa do poder de compra desses segmentos consumidores, com base em variáveis como: Renda, posses de bens (veículos, imóveis), escolaridade, ocupação profissional, bairro onde a pessoa mora, etc. Este estratégia de segmentação socioeconômica é muito importante, quando você pretende vender alguma coisa cara, e sabe que nem todo o mundo que tem condições financeiras para comprar.
- Segmentação psicográfica: Aqui os consumidores são divididos dentro de grupos diferentes, e relativamente homogêneos onde você, ira procurar identificar a personalidade dos compradores, com base em suas características pessoais como: Estilo de vida, personalidade, motivos de compra, opiniões, valores pessoais, etc. isso é importante porque mesmo Pessoas que fazem porte do mesmo grupo demográfico, podem apresentar perfis psicográficos muito diferentes.
- Segmentação comportamental: Neste modo de segmentação, a divisão de um mercado em grupos, e feita usando como base os padrões gerais de comportamento (dentro de cada grupo) Isso implica conhecer algumas variáveis como, Atitude em relação ao produto, ocasiões de compra, Status de fidelidade, Benefícios, intenção de compra etc. Por isso os fatores comportamentais são considerados por alguns profissionais de Marketing as melhores bases para iniciar uma segmentação de mercado, porque são as que melhor identificam um segmentam.
- Segmentação por benefícios Procurados: consiste na divisão do mercado em segmentos com base nos principais benefícios procurados no produto, por exemplo, no setor automotivo os consumidores normalmente procuram por bom custo beneficio, segurança, desempenho, economia de combustível etc. Na verdade tudo isso sempre precisa ser levado em consideração, porque para um mesmo produto as motivações, que levam os consumidores a comprar, em função do benefício procurado podem apresentar muitas diferenças.
Os fatores envolvem uma segmentação de mercado são inúmeros e estes são principais, Com certeza depois de aprender identificar e analisar cada segmento de mercado você vai saber quais são os pensamentos, sentimentos e ações que precisam ser influenciados. Assim, a empresa pode ate desenvolver e adotar estratégias de marketing, específicas para os diferentes mercados alvo que pretende atender.
A verdade é que a escolha do segmento que cera o alvo, não é tão simples quanto pode parecer. Pois como eu já disse antes a escolha do publico alvo é um processo, que começa na pesquisa de mercado, passa pela analise de dados que leva a definição dos segmentos de mercado, e termina na seleção do segmento alvo das ações de marketing, tudo com base nos interesses e necessidades do publico alvo, o que e um desafio para os profissionais de marketing.
Por: Francielle Einsweiler

Concordo que para uma marca ter sucesso no mercado, antes de tudo precisa de um estudo detalhado de quem ele quer atingir, só assim se manterá firme e forte.
ResponderEliminarJanine Piovesan
Para que uma marca possa manter-se no mercado, é essencial que ela escolha um segmento, um mercado e público alvo, para, aí então, poder direcionar seus esforços para esse público. Uma empresa muito dispersa acaba por não conseguir atender a demanda.
ResponderEliminarPor Aline Tadiotto
para manter sua marca ela deve ter um planejamento e ver o seu publico alvo e ter metas para se manter e tornar reconhecida.
ResponderEliminarpor inajara mattes
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